Portugal Periférico
A Cimeira da Nato, e a Cimeira UE-EUA serviram mais uma vez para comprovar a nossa brutal competência para a organização de eventos. O nosso currículo é vasto: desde a Expo 98, passando pelo Euro 2004, a cimeira luso americana, e agora a cimeira da NATO vem comprovar mais um sector em que somos lideres mundiais: a organização de eventos! Todos elogiam a nossa capacidade de organização e saber em bem receber.
E até nas manifestações sabemos mostrar a diferença. Até o Bloco de esquerda, que dá cursos de verão em desobediência civil, não se quis ver misturado com os profissionais estrangeiros na arte de rebeldia, no desfile da avenida da Liberdade. Só para provar que nós é que sabemos. Nem montras partidas, nem actos de vandalismo ao McDonalds (talvez porque é esta cadeia cada vez mais recurso dos diversos níveis de classe média, cada vez mais baixa).
E tenho a sensação que o atraso na chegada dos famosos blindados encomendados especialmente para a cimeira, foi propositado. Só para provarmos, mais uma vez, que orgulhosamente sós, continuamos orgulhosamente periféricos, mas sabemos receber. Pão e vinho sobre a mesa, e até souvenirs de cortiça, agora sob a forma de coleira para o cão Português da Casa Branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário