sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rebellion




O que nenhum politico tem coragem de  dizer, o povo já o sente.
Acabou-se o crescimento económico generalizado no Ocidente. Apenas alguma elite permanecerá, cada vez mais isolada nos seus castelo-condominios de luxo. O resto vai no caminho do retrocesso para um nível de vida de há 30 ou 50 anos atrás. Porque o dinheiro não conhece fronteiras. E o dinheiro quer estar onde cresce. E o dinheiro cresce para além do ocidente, nos países que passaram ao lado do desenvolvimento no sec. XX, e que agora emergem, Brasil, China, India, Russia, alguma Africa.


No fundo, existe uma certa justiça global, onde os países menos pobres serão um pouco menos pobres, e os países ricos se tornarão um pouco menos ricos.

A rebelião está em curso. Mas ainda não viram nada. Os apertos que estão para vir ainda serão pouco, para o que sucederá nos próximos 20 anos. Apesar de toda a austeridade, ainda viveremos melhor que o Brasileiro médio, que o Indiano médio, que o Chinês médio. Mas o movimento de convergência está em curso, e já nada podemos fazer. Os dados já foram jogados.

E quando o cidadão médio chegar ao ponto de desespero, em que já não tem nada mais para perder, então sim, acontecerá a rebelião.

Nenhum comentário: