Fala-se por ai de uma crise de dimensões nunca vistas. Que o mundo de prosperidade em que vivemos nos últimos anos, acabou. Nem sei bem que prosperidade é esta de que falam. Se bem me lembro já ouço falar que estamos em crise, e de que no próximo ano é que haverá a retoma económica, há pelo menos 7 ou 8 anos... Se isto era prosperidade...
Tentando investigar melhor que crise será esta afinal fui ver um site com cotações online (ao que parece é uma crise financeira!) Acções a cair, algumas desceram 70% desde o inicio do ano! No entanto, e olhando um gráfico a 2 anos, quase nenhuma cotação está abaixo do valor que tinham nessa altura. Será crise, ou apenas uma correcção do mercado? Um espirro do sistema a tentar expurgar excessos? Tal como o meio ambiente reage aos excessos, também o sistema económico-financeiro, que de morto não tem nada, reage a excessos e ilusões de crescimento de que nos fomos alimentando nos últimos anos. E creio que os "remédios" propostos para esta gripe possam ser piores, do que a gripe em si. É que as gripes não se tratam com antibióticos, mas antes com um bom chá quente, muito descanso, e uma manta quente sobre os pés.
Uma velha frase diz que as bandeiras são sempre mais bonitas com o vento contra, e é nos momentos de maior necessidade que o Homem se supera, em que o apelo à criatividade e à inovação são mais estimulados. O mundo ocidental está gordo e anafado. Uma dieta de canja de galinha só lhe vai fazer bem para despertar o que de melhor existe no espírito dos Homens, para revelar lideranças, e para expurgar a gordura em excesso.
Crise? Viva a crise!
Nenhum comentário:
Postar um comentário